Música Brasileira

Música Brasileira

HISTÓRIAS VIVENCIADAS

Shows musicais são sempre de reações inesperadas, seja do próprio artista ou do público, que muitas vezes, surpreendem com suas indagações ou tiradas.
Uma delas aconteceu num evento para comemoração da vitória de Lula a presidência do Brasil: "fato histórico muito comemorado pelos artistas de qualquer nível".
O palco, montado em plena Praça da Liberdade em Rio Claro: "cenário de manifestações populares" desde tempos remotos, dizem alguns.
O público, quase todo de autoridades e simpatizantes da mais nova esperança brasileira, um operário no poder.
O show, do Balaio de Paiá, antes e depois das falas e discursos arrebatadores num momento de tamanha alegria para todos, pelo menos àqueles que acreditam numa possível mudança.
Até aqui, tudo muito harmônico e propiciando um clima de descontração e "liberdade" sem tamanho: podíamos enfim, celebrar a vitória da democracia e mais, sonhar com a liberdade de expressão sem pisar em ovos!
Foi quando, dentro de seu repertório, o Balaio tocou a música Homenagem ao Malandro de Chico Buarque - eu fui fazer um samba em homenagem à nata da malandragem que conheço de outros carnavais...
Ao término da música, para nossa surpresa, já que nosso repertório era bem conhecido do público presente e, diga-se de passagem, fomos escolhidas por eles mesmos...surge um cidadão muito atarantado na frente do palco, de uma certa forma corroborando o que os demais também demonstravam, e nos indaga com grande fervor:
_De quem é esta música?
Prontamente e diretamente a ele respondemos: É de Chico Buarque!
Sem titubiar o cidadão retruca:
_E ele vota em quem?
Cômico e dramático, esse episódio foi um dos que marcaram nossa trajetória musical pela cidade. E nós do Balaio de Paiá continuamos a acreditar que uma verdadeira democracia possa ser construída e que a liberdade de expressão um dia será possível. Mas esta, é uma outra história...