Apresentação
O Balaio de Paiá é um grupo musical que traz para o público uma releitura de músicas populares e regionais brasileiras, fazendo um passeio entre samba, bossa nova, reggae, baião, xote, rock, blues, compondo um repertório de qualidade, mesclando entre a música tradicional e a contemporânea.
Composto por Márcia Silvério (voz e violão) e Emília Rosa (voz e percussão), sua principal característica são os arranjos para duas vozes dando um toque de suavidade ao balanço ritmado do violão e da percussão.
Inclui em suas apresentações e shows especiais algumas composições próprias, que seguem a mesma linha de trabalho, e que nos remete às situações do cotidiano, às questões sociais e humanas, assim como canta a beleza e a contemplação da natureza.
Histórico
Fruto de investigação histórica e musical de temas do folclore e da cultura popular, o Balaio de Paiá buscou inspiração em elementos rítmicos e melódicos de algumas danças e tradições brasileiras para compor seu repertório.
Formado em 1998, iniciou suas apresentações em festivais de música popular, participando em eventos culturais e temáticos, e em festas tradicionais por Rio Claro e região.
Com a oportunidade de se apresentar no teatro da cidade de Rio Claro, o “Balaio” produziu três shows acústicos: Cenário Brasileiro em 2001, Primavera Musical em 2002 e Sustentação – Uma nova visão ambiental no ano de 2003. Através da gravação ao vivo destes shows, montou um CD artesanal intitulado Giramundo, com 15 composições próprias, parceria entre Márcia Silvério e Emília Rosa, e que foi distribuído e vendido pelo próprio grupo.
Algumas composições participaram de festivais de MPB, como Mapa Cultural Paulista (99), Interunesp (96, 99, 2001, 2002, 2003 e 2006), Corunfest em 2003, Viola de Todos os Cantos (2005), Festival de Rio Claro (2002, 2003 e 2004), Festival Zequinha de Abreuem Santa Rita do Passa Quatro, entre outros.
Entre estas composições algumas tiveram destaques: Cenário - 1° lugar e menção honrosa de Melhor Arranjo Vocal no Mapa Cultural Paulista 99 fases municipal e regional respectivamente, e Melhor Arranjo no Festival Interunesp de Ilha Solteira no mesmo ano; Brilho de Luar – 4° lugar no Festival de MPB de Rio Claro; Exoticoturismo.br – 8° lugar no Festival de MPB de Santa Rita do Passa Quatro.
Em algumas de suas apresentações, o grupo contou com a presença especial de alguns músicos, num intercâmbio de gerações e estilos que nos propiciaram outras investidas, arranjos e experimentações.
Versátil e com um repertório seleto, “As meninas do Balaio” como são carinhosamente chamadas pelo público e amigos, se apresentam por Rio Claro e região, em várias casas noturnas, bares, restaurantes, eventos culturais, eventos temáticos, confraternizações empresarias, festas universitárias e casamentos.